3 de janeiro de 2019

O Cartório de Registro Civil de Quincuncá e seus Oficiais

1° OFICIAL HERCULANO PEREIRA
      A criação do Cartório de Registro civil de Quincuncá, deu-se em 03 de outubro de 1940, através do juiz municipal, Francisco Augusto de Oliveira, que instituiu a abertura do livro cartorial. O primeiro registro data de 24 de outubro de 1940,  como sendo o de Irene Moreira da Silva, nascida em 01 de abril de 1935, filha de Antonio Moreira da Silva e Madalena Rodrigues.
     O primeiro oficial da serventia, foi Herculano Pereira e Silva, este tomou posse quanto da sua criação em 1940 e permaneceu até 1942. Dentre as testemunhas que se destacam nos registros por ele feitos, são: Leonardo Pereira e Silva e Israel Gonçalves de Morais. 
    Nascido em 25 de setembro de 1904, Herculano, era filho do comerciante, Celso Pereira da Silva e da doméstica Gertrudes Gonçalves da Assunção, sendo irmão do vereador Leonardo Pereira e Silva e de mais nove irmãos ao todo. Assim como seu pai que era comerciante, Herculano foi proprietário de duas lojas, onde vendia gêneros alimentícios e produtos de primeira necessidade, além de ser ainda dono de um alambique.
    Fora casado com a costureira, Maria Francisca de Holanda (Dona Cotinha), com quem constituiu uma família de nove filhos, dentre eles: Padre Adalberto, professor Anilberto, etc. Herculano faleceu aos 81 anos, em 17 de março de 1985.
2ª OFICIAL: MARIA NELI RIBEIRO.

      Após a saída de Herculano Pereira, do cargo de oficial do cartório, em outubro de 1942 assumiu o posto como a 2ª oficial, a sra. Maria Neli Ribeiro.

    Nascida no dia 04 de abril de 1926, filha do comerciante Israel Pereira de Morais, ou Israel Gonçalves de Morais, ou ainda Israel Gonçalves da Silva (que também exerceu o cargo de subdelegado de Quincuncá), e da costureira Criselides Ribeiro, sendo irmã de Geraldo e Eimar Ribeiro.
     Na época em que ficou sob responsabilidade do cartório, Neli era das poucas que detinha conhecimento do portugues, chegando ainda a atuar como professora. 
   Desempenhou esse serviço até maio de 1959, quando assume Maria Lindalva Rodrigues. Dentre as testemunhas mais citadas no período de sua atuação, se destaca seu pai Israel e a mãe Criselides. 
Faleceu em Crato, em 07 de setembro de 2003, aos 77 anos. 

     
3ª OFICIAL: MARIA LINDALVA 
   
   Em junho de 1959, assume como sendo a 3ª oficial, a sra. Maria Lindalva Rodrigues. 
  Filha dos agricultores, Raimundo Rodrigues da Silva e Maria Rodrigues da Silva, tinha como irmãos: Josafá, Antônio, Marcelino, Aluízio, Maria Nilza, Antonia, além de Manuel e Agostinho, que faleceram antes de completar um ano de vida. 
   Sendo membra da Pia União das Filhas de Maria, Lindalva se destacou pelos serviços de voluntariado prestados à Igreja de São José da comunidade. Entre as décadas de 1950 a 1960, desempenhou o papel de professora, sem deixar de exercer o trabalho como agricultora. 
   Lindalva, permaneceu na função de oficial por mais de 30 anos, durante esse período, as testemunhas mais mencionadas, são suas irmãs; Maria Nilza Rodrigues e Antonia Rodrigues. 
    No dia 21 de março de 1992, é realizado a entrega dos livros ao Cartório Moreira 1º Ofício, ficando assim prepostos, ou seja, cabe ao oficial desta serventia, o sr. Dagoberto Moreira de Figueirêdo, responder pelo acervo que lhe foi confiado.
    Desde essa entrega, Quincuncá infelizmente não dispõe mais em seu território de um cartório de registro civil, na atualidade quando alguém necessita resolver documentação, é necessário se deslocar até a sede do município de Farias Brito.

4 comentários:

  1. Nossa que emoção de encontrar esse blog, de conhecer meu avô Herculano pereira da Silva, ñ tínhamos mais fotos dele. Que lindo trabalho !! Parabéns e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele também era meu bisavô. Perguntei a meu pai sobre ele e meu pai não soube informar muita coisa. Hoje encontrei essa página do blog para acrescentar aos registros da família. Muito obrigado Guilherme Pereira por este blog e seu trabalho. Espero conhecê-lo um dia e poder contribuir neste projeto muito bonito. Muito obrigado mesmo!

      Excluir
    2. Nossa! Que legal!!
      Como é o nome do teu avôs ? Pq no caso Herculano era meu avô mesmo !
      José Pereira da Silva, Francisco Pereira da Silva e Francisca leide Pereira tbm são filhos de meu avô Herculano, moramos todos em juazeiro do norte.

      Excluir