12 de outubro de 2019

Sítio Fazenda conclui a VI Festa da padroeira Nossa Sra. Aparecida

Saída da Procissão da Padroeira, (Foto: Blog de Quincuncá) - 12/10/2019.
      Hoje, 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Sra. Aparecida, Padroeira do Brasil, a comunidade Católica do Sítio Fazenda na Serra do Quincuncá, na cidade de Farias Brito-CE, também encerrou com Procissão e Missa os festejos do ano 2019. A festa teve início na terça (02), com o hasteamento da bandeira e novena. 
     Essa já é a VI edição da Festa. Até então, inexistia uma Capela para os momentos de oração da comunidade. Partindo desse anseio o Sr. Francisco Franceli Alves, mas conhecido por Chico de Pedro (55 anos), habitante no sítio, relatou em entrevista de como se deu sua participação na escolha da Padroeira.
 "Essa devoção surgiu, que a gente tinha muita vontade de construir uma capela, e a gente quando escolheu construir a Capela, a gente escolheu Nossa Senhora Aparecida foi da minha intuição mesmo, de escolher Nossa Senhora Aparecida para ser a Padroeira da Fazenda". (Francisco Franceli Alves, 02-10-2019);

   Nessa época, ele juntamente com os demais moradores, levaram a ideia ao pároco Adalmiran Silva de Vasconcelos, que acatou ao pedido, dando início a edificação do templo. Em abril de 2011, foi começada a construção, somente concluída em 2015. O terreno onde se acha o prédio, foi uma oferta da Sra. Delmina Vitória da Conceição. A imagem exposta no altar, foi adquirida em Aparecida do Norte (SP), berço da devoção. Em 2014, aconteceu a primeira festa da padroeira, porém, no mês de outubro dos anos 2012 e 2013, já foi rezada a novena pelos devotos. 
Procissão com a imagem da Padroeira - 12/10/2019, (Foto: Blog de Quincuncá).
    Em 2019, os festejos tinham por tema: Maria, a discípula e missionária perfeita de Jesus Cristo". Durante os nove dias que antecederam o encerramento, toda uma programação religiosa e social foi preparada (Confira aqui). Na tarde de hoje, por volta das 17:35h, foi realizada a Procissão, que seguiu até a casa de Seu Eliseu  e Dona Iva, retornando para a Capela.


Missa de Encerramento, presidida por Padre Paulo, (Foto: Blog de Quincuncá).
     Logo na chegada à Igreja, às 17:58h, foi presidida a Missa de encerramento, pelo Padre Paulo. A celebração contou com a participação de um número significativo de fiéis,  inclusive de outros lugarejos como Quincuncá e Barreiro do Jorge, dentre outros. Ao final, foi procedida uma benção às crianças, consagração a Virgem Maria, além de ter sido ressaltado os agradecimentos e  por fim, realizado o sorteio de uma rifa. 


Acompanhe outros registros feitos pelo Blog de Quincuncá:


Fachada da Capela do Sítio Fazenda. 

Interior da Capela. 

                                        Imagem da Padroeira 

Saída da Procissão.



 

Procissão da Padroeira. (Foto: Blog de Quincuncá - 12/10/2019).


Chegada da Procissão na Capela, (Foto: Blog de Quincuncá).





Nagélia Pereira, fazendo a primeira leitura (Livro de Ester 5,1b-2;7,2b-3).

Cleonara Lima meditando o salmo (Sl 44).
Karoline Vidal fazendo a segunda leitura (Ap, 12, 1.5.13a.15-16a).
Padre Paulo proclamando o Evangelho (João, 2, 1-11).










 
                                                              Dona Ana fazendo as preces                                                                            Celebração Eucarística. 


Distribuição da Comunhão.





Benção as crianças. 








A lua na noite de 12 de outubro de 2019, às 18:58h.


                    Bandeira hasteada                                       Chico de Pedro, morador da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário