28 de outubro de 2019

Católicos do Sítio Tabuleiro encerram a Festa de São Francisco de Assis 2019

Procissão de encerramento dos festejos 2019, (Foto: Blog de Quincuncá).
  Na tarde deste domingo (27), a Comunidade Católica do Sítio Tabuleiro na Serra do Quincuncá, pertencente a Paróquia N. Sra. da Conceição, de Farias Brito-CE, concluiu a festa em honra de seu Padroeiro, São Francisco de Assis. Com o tema: "São Francisco, fiel missionário do amor e da justiça" e Lema: "Vem, Francisco, reconstruir a minha Igreja. Desde o último dia 18 de outubro, data em que se deu a abertura dos festejos, os fiéis vivenciaram o que chamam de retiro espiritual: Logo cedinho, às 05:00h, rezavam o ofício na Capela, seguido de caminhada com a Igreja do Padroeiro, para as residências. Às 19:00h, a novena e celebração da palavra ou Missa, e logo após, um momento social, com quermesse ao lado da Igreja. Confira a programação completa clicando aqui.
Às 17:00h, foi realizada a Procissão e em seguida, a Missa. 
    Ontem, dia do encerramento, ainda pela manhã, um grupo devotos se reuniram para ornamentar o andor do Padroeiro. Às 17:00h, foi realizada a Procissão, que seguiu até a Escola Plácido Alves Costa Dias, (hoje desativada), retornando para a Capela.
Devota Francisca Barbosa de Souza "Chiquinha". 
     Entre os devotos que acompanhavam a Procissão, uma delas particularmente me chamou atenção: Francisca Barbosa de Souza, mas conhecida por Chiquinha, (70 anos) contou ao Blog de Quincuncá, o motivo de estar vestida com o habito de São Francisco, segundo ela: 
"Foi uma dor muito forte, que eu senti em minhas pernas, tava sem me aguentar mermo, aí tava pertim da festa dele, aí eu me peguei com ele, que ele me abençoar, pra eu ficar vindo, pra eu ir todo canto que ele fosse, a viagem que ele fosse, eu acompanhava, e a Procissão acompanhando e assistir a Missa". 
    Na chegada da Procissão a Igreja, foi presidida a Celebração Eucarística, pelo Padre Francisco de Paulo Pereira. Ao final, após os agradecimentos, foi apresentada a planta da nova Capela à ser construída em substituição da atual, que mede 04 metros de largura por 10 de comprimento. Desta maneira, esta foi última festa do Padroeiro celebrada na antiga Capelinha, (cuja construção foi iniciada em 1955), já que nas próximas semanas esta será demolida, para dar espaço a edificação do novo templo, que agora terá 07 metros de largura por 18 de comprimento, propiciando um melhor acolhimento aos fiéis. 

Confira outras imagens: 

Capela de São Francisco - Sítio Tabuleiro, (Foto: Blog de Quincuncá).
A imagem patrona, isto é, primeira, foi quem desfilou na Procissão.

Procissão de encerramento, (Foto: Blog de Quincuncá).







A Missa de encerramento foi presidida pelo Padre Paulo, (Foto: BQ).



Vista 3D, da nova Capela à ser construída, em substituição da atual.


Eusa e Deusilene, devotas e colaboradoras da Capela.

Pedro Estevam e Rita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário