25 de setembro de 2025

Memória fotográfica: Visita de cova a Miguel Gonçalves Filho em Quincuncá (1975).

Visita de cova a Miguel Gonçalves Filho - Imagem digitalizada pelo BQ - Acervo de Almerinda Costa

No #TBT de hoje, trazemos uma imagem que completou 50 anos nos últimos dias. Trata-se da "visita de cova" a Miguel Gonçalves Filho, realizada no dia 20 de setembro de 1975, no Cemitério Padre Cícero em Quincuncá, Farias Brito-CE.

Essa era uma tradição católica muito difundida nos tempos passados. Decorridos 07 dias da morte, familiares e amigos reuniam-se após a Missa, para fincar a cruz na cova do ente querido, em uma forma de render uma última homenagem.

À título de informação: Miguel Gonçalves Filho, morreu no dia 13 de setembro de 1975 aos 58 anos. Natural de Arneiroz-CE, casou-se com Antônia Almerinda Costa (natural de Quincuncá) nos anos 1950, constituindo uma familia de onze filhos: Angelina (in memoriam), Valda, Francieudes, Tonho, Miguel (Belim), Francisco (Neném), Cazuza, Toinha, Tontonho (in memoriam), Audi e Cida.

Santinho de Miguel Gonçalves - Acervo de Diva e Natalício 

24 de setembro de 2025

Homenagem a Francisca Guilhermina, a guardiã do Casarão do Baíxio

Dona Francisca em imagem captada na porta principal do Casarão. Foto: Blog de Quincuncá. 

UMA HOMENAGEM A FRANCISCA GUILHERMINA DA SILVA, A GUARDIÃ DO CASARÃO DO BAÍXIO.

Nascida em 24 de setembro de 1952, natural do município de Várzea Alegre-CE, ela é filha do casal, Antônio Barbosa Costa e Cecília Guilhermina da Conceição.

Em janeiro de 1975, casou-se com Luiz Cardoso da Silva (in memoriam), constituindo uma família composta por catorze filhos: Luiz "Luizinho", Robleudo, José Ronaldo, Francisco Ronildo (Claudinha), Ronailson (in memoriam), Roniclê (Raimundo), Mariana, Eliete, Antônio (Asa Branca), Cícero, Valdemar (in memoriam), Eliana, Eliene (in memoriam) e Valdemir.

Após o matrimônio, habitou no Sítio Extrema (divisa entre Farias Brito e Altaneira), e desde 26 de setembro de 2000, fixou moradia no Casarão do Baíxio, edificação construída em 1909, e que teve como último proprietário, o Sr. Jesus Alderico Costa (Dorico), de saudosa memória.

Aposentada, mas ainda dedicando-se a agricultura, que é sua paixão, Dona Francisca é reconhecida também pelo seu trabalho como benzedeira. Perguntada se gostava do Baíxio, ela alegou: "Se eu pudesse eu só saia daqui quando eu morresse".

Aproveitando a oportunidade, felicitamos a Dona Francisca pela passagem dos seus 73 anos. Muita saúde e felicidades, esses são os votos do Blog de Quincuncá, em nome da comunidade Quincuncaense.


Foto: Blog de Quincuncá

23 de setembro de 2025

Nota de pesar pelo falecimento de João Ferreira

Noticiamos com pesar, o falecimento do Sr. João Ferreira da Silva, morador no Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE, ocorrido na madrugada desta terça feira, 23 de setembro de 2025, vítima de um infarto do miocárdio.

Nascido em 1974, tendo assim 51 anos, ele era casado com Ana Alencar, sendo o pai de quatro filhos: João Pedro, Vinícius, Clara Sophia e Lívia.

Sempre com um sorriso no rosto e dedicado à sua família, João Birô como também era chamado, trabalhava atualmente na função de gari.

Nosso abraço fraterno à toda a família enlutada! 

2 de setembro de 2025

Nota de pesar pelo falecimento de Francisca Maria da Conceição "Dona Tiéta"

Comunicamos o falecimento da Sra. Francisca Maria da Conceição, moradora no Distrito de Quincuncá, Farias Brito-CE, ocorrido nesta terça-feira, 02 de setembro de 2025.

Nascida em 1937, tendo assim 88 anos, Dona Tiéta como era carinhosamente conhecida, era natural do município de Tarrafas-CE, sendo filha do casal, Zé Quel e Dona das Dores.

Com idade de 10 anos, mudou-se com a família para o Sítio Fazenda, e em 1972 fixou moradia no Distrito de Quincuncá, onde vivia desde então.

Viúva de Geraldo Caetano dos Anjos, deixa seis filhos: Antônio, Maria, Dilourde, Nonato, Cícera e Toinha, além de dezenas de netos e bisnetos, a quem endereçamos nesse momento à nossa solidariedade pela perca.

1 de setembro de 2025

FOTO | Vista panorâmica da Vila Barreiro do Jorge, Farias Brito-CE.

Vista panorâmica da Vila Barreiro do Jorge na Serra do Quincuncá, Farias Brito-CE. Recebe essa denominação, por ter sido a família Jorge de Castro uma das pioneiras na ocupação desta região
-Foto captada em 2023 pelo Blog de Quincuncá-