![]() |
Enviado pelo sec. de cultura Nailson Carvalho |
Neste espaço abordarei memórias de Quincuncá desde os seus primórdios como Vila Araticum ou São José até os dias atuais: narrativas históricas, biografias, transcrições de documentos, fotos e vídeos serão aqui disponibilizados, a fim de rememorar o passado e deixar registrado os fatos para a posteridade. Todo este trabalho é realizado de forma voluntária, com objetivo de compartilhar os conhecimentos advindos das pesquisas, valorizando assim a história e a cultura local. SEJAM BEM-VINDOS!
29 de abril de 2018
17 de abril de 2018
Maria Nilza Rodrigues e sua contribuição cultural para o Quincuncá
16 de abril de 2018
Felicitações a Dona França pelos seus 80 anos de vida
12 de abril de 2018
12- 04-18: 03 anos do Blog de Quincuncá
É com alegria e gratidão, que o Blog de Quincuncá completa mais um ano, desde a sua criação em 12 de abril de 2015. Até aqui já se foram 1096 dias no ar, levando publicações que visam o reavivamento das lembranças e também como uma forma de aproximar Quincuncaenses e filhos ausentes da terra.
Durante os últimos meses crescemos bastante, hoje no Facebook somos uma comunidade formada por mais de 2.260 seguidores das mais diversas cidades do Ceará, além de outros estados e Países. Na página do Blog na internet até o dia de hoje, foi contabilizada a quantia de 74.267 acessos. Gostaria de agradecer a todos que através das suas curtidas, comentários ou compartilhamentos, levam o nome de Quincuncá a tão longe, gente que mesmo estando distante, não esquece da sua terra.
Ao longo desse ano que passou (2017), e o início do atual, realizei várias entrevistas, e cataloguei fotografias que certamente enriqueceram o acervo local, lembro também que em dezembro passado, realizei a 1ª Exposição da Memória Quincuncaense, que reuniu fotografias, objetos e documentos, que ficaram expostos à visitação.
Enfim, o meu agradecimento a todos os que apoiam e fazem acontecer esse trabalho, aos que me ofertam alguma quantia financeira para ampliação de fotos ou mesmo gastos em passagens, aos que doam ou cedem suas fotografias, à todos os entrevistados que me receberam (e recebem) com muita estimação, a todos no geral, incluindo vocês que diariamente visitam nossa fan page no facebook (https://www.facebook.com/blogdequincunca/), ou ainda essa nossa página na internet (http://blogdequincunca.blogspot.com.br/). Obrigado a todos e grande Abraço!
😚
😍
Atc: Francisco Guilherme, autor do Blog de Quincuncá.Enfim, o meu agradecimento a todos os que apoiam e fazem acontecer esse trabalho, aos que me ofertam alguma quantia financeira para ampliação de fotos ou mesmo gastos em passagens, aos que doam ou cedem suas fotografias, à todos os entrevistados que me receberam (e recebem) com muita estimação, a todos no geral, incluindo vocês que diariamente visitam nossa fan page no facebook (https://www.facebook.com/blogdequincunca/), ou ainda essa nossa página na internet (http://blogdequincunca.blogspot.com.br/). Obrigado a todos e grande Abraço!


9 de abril de 2018
Homenagem a costureira Toinha e seu esposo Chico Beliz
7 de abril de 2018
Barragem Enoch Rodrigues em Quincuncá volta a transbordar após quase 04 anos de estiagem prolongada
![]() |
Foto enviada pelo seguidor Allanon Lima (07/04/18). |
Após chuva na tarde de hoje (07/04/2018), por volta das 16:30h da tarde, a Barragem Enoch Rodrigues sediada no distrito de Quincuncá no município de Farias Brito, sul do Ceará, voltou novamente a transbordar para a alegria de todos os Quincuncaenses. Horas antes da "sangra", várias pessoas da comunidade comparecem em peso para apreciar esse momento que tanto aguardavam. Em demonstração de agradecimento e felicidade, o morador Abdoral Dias, chegou a soltar fogos, e também não era pra menos, afinal fazia quase (04) quatro anos, que a Barragem não atingia o seu volume máximo.
A última vez que a Barragem havia transbordado foi no dia 12 de abril de 2014, desde então o seu nível de água só baixava a cada dia, em agosto de 2016 o reservatório atingiu o seu nível crítico secando completamente, ficando apenas uma pequena poça de água que fora cavada pelos moradores em meio a terra árida. Vale lembrar ainda que entre os meses finais do ano de 2015 e 2016, a barragem foi parcialmente desaterrada, isto é, várias caçambas de terra foram retiradas da área que compreende a Barragem, garantindo assim que nesse ano o reservatório comporte mais água do que em anos anteriores.
Acompanhem a seguir alguns registros da Barragem transbordando e também de sua situação mais crítica em agosto de 2016. (Fotos: Acervo pessoal do Blog e colaboradores).
Acompanhem a seguir alguns registros da Barragem transbordando e também de sua situação mais crítica em agosto de 2016. (Fotos: Acervo pessoal do Blog e colaboradores).
Assinar:
Postagens (Atom)