Neste espaço abordarei memórias de Quincuncá desde os seus primórdios como Vila Araticum ou São José até os dias atuais: narrativas históricas, biografias, transcrições de documentos, fotos e vídeos serão aqui disponibilizados, a fim de rememorar o passado e deixar registrado os fatos para a posteridade.
Todo este trabalho é realizado de forma voluntária, com objetivo de compartilhar os conhecimentos advindos das pesquisas, valorizando assim a história e a cultura local. SEJAM BEM-VINDOS!
18 de março de 2019
Na festa de São José 2019, 1ª Cavalgada é realizada em Quincuncá
A 1ª Cavalgada contou com a participação de centenas de vaqueiros da região, (Foto: Blog de Quincuncá).
Na manhã deste domingo, 17 de março de 2019, aconteceu dentro das festividades em honra à São José, padroeiro de Quincuncá, a 1ª Cavalgada São José. O evento contou com a participação de centenas de vaqueiros da região, incluindo de outras cidades.
O evento foi organizado por Ailton Panema (já conhecido pela organização na cavalgada em honra da Padroeira do Amaro), e contou com o apoio de lideranças políticas, empresários e comerciantes.
No Pontal, antes de sairem em cavalgada, os vaqueiros rezaram o "Pai Nosso" - (Foto: Blog de Quincuncá).
A programação estava organizada da seguinte forma: Os vaqueiros da cidade de Farias Brito e localidades circunvizinhas se concentraram em frente à Igreja Matriz do município, e de lá após tomarem um caldo subiram em cavalgada. Enquanto os vaqueiros da Serra do Quincuncá e região, se concentravam no Pontal do Padre Cícero. Por volta das 09:10h, após um momento de oração, os dois grupos juntos seguiram em cavalgada. À frente era conduzida a imagem de São José e de Nossa Sra. Aparecida (esta foi levada espontâneamente por um dos participantes, por ser considerada patrona dos vaqueiros), e acompanhado destas, os estandartes e bandeiras dos padroeiros(a) serranos: São José (Quincuncá), N. Sra. de Fátima (Umari), São Francisco (Sítio Tabuleiro); N. Sra. do Carmo (Barreiro do Jorge); N. Sra. Aparecida (Sítio Fazenda), São Francisco (Lagoa Seca), além da bandeira de Santa Clara, padroeira da Vila Lambedouro.
Na Vila Umari, os aboios homenagearam Luiz de Vigário e o vaqueiro Antônio Juca, (Foto: Blog de Quincuncá).
Durante todo esse percurso de cerca de 6km, aboiadores como Sérgio Batista e Mané do Cego entoavam aboios. Na chegada a Vila Umari, próximo a residência de Luiz Pereira e Silva (Luiz de Vigário), de saudosa memória, os aboiadores entoaram aboios em homenagem ao mesmo, e ao vaqueiro Antônio Juca, que com ele trabalhava. Parte destes versos diziam:
"Nosso Luiz de Vigário, Antônio Juca agora está
que morou na região, lá no céu do firmamento
e foi grande fazendeiro, junto com o seu patrão, por todo esse sertão, dizendo não me contento pois toda lida com o gado e lá de cima olhando
e festa de apartação" da janela debruçando pra olhar o nosso evento"
Imagem capturada na Vila Umari, durante a passagem da Cavalgada. - (Foto: Blog de Quincuncá).
Em boa parte do caminho haviam pessoas observando, algumas até se mostraram emocionadas. Outras, ficaram esperando com seus animais à beira da estrada para também fazer parte dessa cavalgada da fé.
Na chegada ao Quincuncá, a cavalgada seguiu pela rua principal, fazendo o retorno no "Cruzeiro das Virgens" em direção a Igreja de São José, onde foi feito os agradecimentos. Em sua fala, Ailton Panema agradeceu pelo apoio, e ressaltou que o propósito é de que nos anos seguintes se organizem a mesma cavalgada, ainda mais organizada. Adiante foi procedida uma benção aos vaqueiros e seus animais, seguido de aspersão com água benta.
O Sr. Duca Nezim foi um dos agraciados com a menção honrosa. - Foto enviada pela neta Julimery Macedo.
Ao término dessa I Cavalgada, os participantes se dirigiram até a residência de João Antero e Alcidália, onde houve uma confraternização. Na ocasião, foi entregue títulos de menção honrosa aos vaqueiros mais velhos, como: Tutonho, Duca Nezim, Jesus Américo, dentre outros. Além de realizada uma rifa em prol da Igreja local. Veja a seguir outros registros feitos, pelo Blog de Quincuncá, durante esta 1ª Cavalgada:
Assista ao vídeo da Cavalgada pelo Youtube.
O vaqueiro Dorje de Assaré-CE, foi quem conduziu a imagem de S. José.
Uma linda cavalgada, amigo
ResponderExcluirCertamente foi.
Excluir