18 de março de 2019

Na festa de São José 2019, 1ª Cavalgada é realizada em Quincuncá

A 1ª Cavalgada contou com a participação de centenas de vaqueiros da região, (Foto: Blog de Quincuncá).

    Na manhã deste domingo, 17 de março de 2019, aconteceu dentro das festividades em honra à São José, padroeiro de Quincuncá, a 1ª Cavalgada São José. O evento contou com a participação de centenas de vaqueiros da região, incluindo de outras cidades. 
    O evento foi organizado por Ailton Panema (já conhecido pela organização na cavalgada em honra da Padroeira do Amaro), e contou com o apoio de lideranças políticas, empresários e comerciantes. 
No Pontal, antes de sairem em cavalgada, os vaqueiros rezaram o "Pai Nosso" - (Foto: Blog de Quincuncá).
   A programação estava organizada da seguinte forma: Os vaqueiros da cidade de Farias Brito e localidades circunvizinhas se concentraram em frente à Igreja Matriz do município, e de lá após tomarem um caldo subiram em cavalgada. Enquanto os vaqueiros da Serra do Quincuncá e região, se concentravam no Pontal do Padre Cícero. 
    Por volta das 09:10h, após um momento de oração, os dois grupos juntos seguiram em cavalgada. À frente era conduzida a imagem de São José e de Nossa Sra. Aparecida (esta foi levada espontâneamente por um dos participantes, por ser considerada patrona dos vaqueiros), e acompanhado destas, os estandartes e bandeiras dos padroeiros(a) serranos: São José (Quincuncá), N. Sra. de Fátima (Umari), São Francisco (Sítio Tabuleiro); N. Sra. do Carmo (Barreiro do Jorge); N. Sra. Aparecida (Sítio Fazenda), São Francisco (Lagoa Seca), além da bandeira de Santa Clara, padroeira da Vila Lambedouro.
Na Vila Umari, os aboios homenagearam Luiz de Vigário e o vaqueiro Antônio Juca, (Foto: Blog de Quincuncá).
     Durante todo esse percurso de cerca de 6km, aboiadores como  Sérgio Batista e Mané do Cego entoavam aboios. Na chegada a Vila Umari, próximo a residência de Luiz Pereira e Silva (Luiz de Vigário), de saudosa memória, os aboiadores entoaram aboios em homenagem ao mesmo, e ao vaqueiro Antônio Juca, que com ele trabalhava. Parte destes versos diziam:
"Nosso Luiz de Vigário,                              Antônio Juca agora está 
que morou na região,                                 lá no céu do firmamento
e foi grande fazendeiro,                             junto com o seu patrão,   
por todo esse sertão,                                  dizendo não me contento 
pois toda lida com o gado                          e lá de cima olhando 
e festa de apartação"                                      da janela debruçando     
                                                                pra olhar o nosso evento"
Imagem capturada na Vila Umari, durante a passagem da Cavalgada. -  (Foto: Blog de Quincuncá).
    Em boa parte do caminho haviam pessoas observando, algumas até se mostraram emocionadas. Outras, ficaram esperando com seus animais à beira da estrada para também fazer parte dessa cavalgada da fé.  

   Na chegada ao Quincuncá, a cavalgada seguiu pela rua principal, fazendo o retorno no "Cruzeiro das Virgens" em direção a Igreja de São José, onde foi feito os agradecimentos. Em sua fala, Ailton Panema agradeceu pelo apoio, e ressaltou que o propósito é de que nos anos seguintes se organizem a mesma cavalgada, ainda mais organizada. Adiante foi procedida uma benção aos vaqueiros e seus animais, seguido de aspersão com água benta. 
O Sr. Duca Nezim foi um dos agraciados com a menção honrosa. - Foto enviada pela neta Julimery Macedo. 
    Ao término dessa I Cavalgada, os participantes se dirigiram até a residência de João Antero e Alcidália, onde houve uma confraternização. Na ocasião, foi entregue títulos de menção honrosa aos vaqueiros mais velhos, como: Tutonho, Duca Nezim, Jesus Américo, dentre outros. Além de realizada uma rifa em prol da Igreja local. 

Veja a seguir outros registros feitos, pelo Blog de Quincuncá, durante esta 1ª Cavalgada:
Assista ao vídeo da Cavalgada pelo Youtube. 

 O vaqueiro Dorje de Assaré-CE, foi quem conduziu a imagem de S. José. 














 








2 comentários: