20 de julho de 2018

Memória dos 43 anos da entronização da estátua do Padre Cícero na Serra do Quincuncá

Entronização da estátua  do "padim ciço". Julho de 1975. (Foto pertencente ao acervo da família de Silva Antero).

    Hoje, 20 de julho de 2018, os fariasbritenses celebraram a 4° edição da Romaria das comunidades ao Pontal do Pe. Cícero. A história de como esse local passou a ser considerado sagrado por muitos, teve início quando da visita do Padre Cícero Romão Batista à Serra do Quincuncá, mais especificamente a povoação de Araticum, (atual Quincuncá) onde benzeu o terreno da capela e do cemitério. Na sua volta, ao passar pelo local que hoje denominamos Pontal, o referido sacerdote havia dito que quando um dia a pedra da Batateira rolasse, inundaria as áreas baixas, e a colina do Horto seria um porto, já a Serra do Quincuncá seria outro. 
    O dia 20 de julho de 1975, marcou para sempre a história, e também o início das manifestações religiosas na localidade, na ocasião, o pároco da época, Pe. José Wilton Leite, celebrou a primeira Missa, entronizando a estátua no alto da Serra do Quincuncá. Estátua esta, que fora encomenda pelo ex-prefeito João Antero da Silva (Silva Antero), como um meio de agradecimento pelos feitos do "Padim" na então vila de Araticum, e também para proteger os que transitassem pela referida estrada. 
    Essa foto, pertence ao acervo da família de Silva Antero, o qual ressalto por meio desse texto e foto, para o engrandecimento de sua memória, dado a sua fundamental iniciativa para o que hoje conhecemos por Pontal do Padre Cícero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário