Marcelino Pereira em foto de 2019, capturada pelo BQ. |
Me congratulo nesta data (10), com a família do Sr. Marcelino Pereira Silva, que completa 100 anos de existência.
Filho de Frutuoso Alves Bezerra e Maria Gonçalves da Assunção "Dona Mocinha", nasceu em 10 de junho de 1922, no Sítio Tabuleiro, Serra do Quincuncá, município de Farias Brito-CE, sendo irmão de Maria Alves de Assunção "Maria de Zuza", atualmente aos 105 anos.
Habitando a infância no Sítio Tabuleiro, viveu sua juventude e o início de sua vida adulta no Sítio Boa Vista na mesma Serra, onde trabalhava na agricultura, auxiliando seus pais nas tarefas da casa de farinha (ou aviamento), de propriedade de seus genitores, bem como na comercialização desta nas feiras da região.
Registro batismal de Marcelino - Pesquisa realizada pelo BQ. |
Em Quincuncá, cursou até a 2ª série com a Professora Maria Telina Almeida (1908-2009), na época eram seus colegas de sala: Benjamim Pereira, Rubens, Filemom e Luís (filhos de Ciro do Belo Horizonte), além dos irmãos Mandu, Adalberto e Aderson Holanda.
Em 1942, aos 20 anos, mudou-se com seus pais para Batingas, município de Aiuaba-CE, a fim de ampliar a criação de caprinos e outros animais.
Em agosto de 1949, casou-se com Zilda Alves de Caldas (1929-2004), esta natural do Distrito de Amaro-Assaré-CE, com quem constituiu uma família de oito filhos: Frutuoso, José, Ivone, Clécio, Cleuma, além de Anilberto, Francilúcia e Vera já falecidos. Somam-se ainda como seus descendentes: 24 netos, 27 bisnetos e 10 trinetos.
Hoje, ao completar 100 anos, lúcido e forte, Marcelino Pereira é mais um filho natural da Serra do Quincuncá que tem a dádiva de festejar seu centenário de nascimento.
Parabéns, Seu Marcelino! Que o senhor continue gozando de muita alegria e paz. Esses são os votos do Blog de Quincuncá e de seus conterrâneos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário