Pe. José Luismar Rodrigues em registro de 2012. Acervo Zenilton Elias da Silva Douétts |
Seu nome era uma homenagem ao Padroeiro da comunidade e ao seu bisavô materno, responsável por erguer a primeira Capela, enquanto Luismar, uma sugestão da vizinha e amiga de seus pais, a Sra. Estelita Pereira de Oliveira.
Batizado em 01 de maio de 1967, na Igreja de São José, pelo Padre Orlando Tavares, desde jovem, "Bitim" como era tratado, em razão de sua baixa estatura, demonstrava inclinação para uma vida religiosa. Ainda criança, fazia uso de saias de suas tias, para brincar de celebrar Missas. Aos 12 anos, em 11 de novembro de 1979, recebeu o sacramento da primeira comunhão, pelas mãos do Padre José Wilton Leite, Pároco da época.
Cursou o antigo primário e o ginásio em sua terra natal. O científico como era denominado o ensino médio naquela época, foi realizado na Cidade do Crato.
O início de sua vida religiosa se deu na Congregação dos Carmelitas de Recife, tendo completado o curso de filosofia e feito os primeiros votos. Em 1997, veio para a Diocese do Crato, onde passou o restante do ano aguardando a turma que se preparava para ingressar em teologia. No ano seguinte, foi admitido no Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus em Teresina, Piauí, instituição onde concluiu o curso de teologia em 2001.
Em 07 de março de 2002, foi ordenado diácono, junto a outros seis candidatos. A cerimônia de investidura deu-se na Capela do Seminário São José em Crato-CE, cumprindo consequentemente o estágio diaconal pelas Paróquias da Diocese.
Em 30 de novembro de 2002, foi ordenado presbítero, em uma cerimônia presidida pelo Bispo, Dom Fernando Panico, na Praça do Romeiro, na Basílica Menor de Nossa. Sra. das Dores em Juazeiro do Norte-CE, em uma turma de oito novos sacerdotes: Cicero Leandro Cavalcante, Emanuel Marcondes de Souza Torquato, Epitácio Rodrigues da Silva, Francisco de Assis Ferreira Ramos, José Ranilson Belém de Souza, Paulo César Borges de Sousa e Sebastião Bandeira Gonçalves.
Acervo de Gizeuda Rodrigues, digitalizado pelo BQ. |
Acervo de Gizeuda Rodrigues, digitalizado pelo BQ. |
Em 01 de dezembro do mesmo ano, uma multidão lotou a Igreja de São José, para participar da primeira Missa celebrada por Luismar, celebração que contou com a presença de outros sacerdotes, inclusive colegas do Seminário. Foi ele o 2º da comunidade a alcançar o presbiterato, fato que era um orgulho aos fieis católicos (O primeiro foi Padre Adalberto Holanda Pereira em 1959).
Em 31 de dezembro, foi apresentado como vigário paroquial de Ipaumirim e Baixio-CE, que nesse tempo era uma só Paróquia, e em 01 de janeiro de 2003, assumiu a Paróquia de Umari-CE, dedicada a São Gonçalo do Amarante, onde esteve a frente por quinze anos e 22 dias, primeiro como administrador paroquial e depois como pároco, época em que realizou um notável trabalho catequético-formativo e de reformas estruturais na sede e na zona rural do município.
Em 31 de janeiro de 2018, foi empossado como Pároco de N. Sra. das Angústias na cidade de Tarrafas-CE, onde permaneceu por um período de um ano e quatro meses até a sua morte.
Faleceu em 04 de junho de 2019, aos 52 anos, no Hospital São Francisco em Crato, vítima de consequências da gripe H1N1. Seus restos mortais repousam em um túmulo preparado no interior da Igreja de São José em Quincuncá, "um pedacinho do céu", como ele mesmo disse certa vez em entrevista ao Blog de Quincuncá.
___________________________________
FONTES:
Livro de batismos nº 13, fl. 147v, nº ordem 252 - Paróquia N. Sra. da Conceição - Farias Brito-CE.
Depoimentos orais:
- Antônia Rodrigues "Loura" (in memoriam);
- Estelita Pereira de Oliveira;
- Maria do Socorro "Socorrinha";
Websites consultados:
MIRELLY, Patrícia. Exéquias do Padre Luismar: vida gasta para a evangelização, no compromisso com o reino - Diocese do Crato-CE, 05 de junho de 2019. Disponível em: <https://diocesedecrato.org/exequias-do-padre-luismar-vida-gasta-para-a-evangelizacao-no-compromisso-com-o-reino/> Acesso em 30 de abril de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário