29 de janeiro de 2017

Roubar o santo. Uma devoção pedindo a graça de um bom inverno.

Quadro de São José. (Foto: Blog de Quincuncá)

   "Roubar" o santo, principalmente uma imagem de São José é uma tradição devocional que consiste em "sequestrar" uma imagem de um vizinho ou até mesmo de uma igreja que na crença no homem sertanejo lhe assegura a graça de um bom inverno. Tomando é claro, cuidado para que o dono da imagem não o veja, alguns depois que pegam o santo levam até um barreiro ou cacimba e lavam seus pés, simbolizando a abundância d' água. A imagem é devolvida ao legítimo dono em meios a louvores e orações no período da colheita ou então até que chova o bastante para a fartura na lavoura.
    Quem não se lembra o quanto esta prática era comum quando Dona Lindalva e suas irmãs coordenavam a capela, por coincidência ou não chovia alguns dias após o roubo da imagem, dando esperança aos agricultores e fortalecendo a crença. 
    No período do mês de março, mês dedicado a São José, Dona Lindalva entoava este bendito suplicando chuva: "Pedis a Deus nos dê chuva, ô meu santo poderoso, socorrei-nos como pai, José santo, piedoso"... alguns vezes depois da novena do padroeiro nem havia barracas porque era a noite inteira de chuva, motivo de alegria para todos, pois enchia (enche) açudes e barragens, renova o pasto e dá fartura na lavoura, tempos bons, os quais tenho a honra de recordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário