Fotomontagem feita pelo Blog de Quincuncá, para comemorar os 04 anos no AR. 12/04/2019 |
Senta que lá vem textão, mas não é pra menos, afinal são 04 anos, e por isso merece uma explanação. Nesse sentido peço a todos os seguidores da página que leiam o texto que se segue.
Hoje, o Blog de Quincuncá completa 04 anos, mas precisamente 1.461 dias no ar. Criado por mim, Guilherme Pereira, em 2015. Esse trabalho voluntário, surge como uma tentativa de "resgatar" a história local, visando compor um acervo fotográfico e audiovisual para a posteridade.
Quando comecei em 2015, dispunha apenas de uma câmera digital (de não tão boa qualidade), já nos dias atuais, utilizo de um smartphone para fazer fotos e vídeos, mas ainda não é o apropriado. Para esse trabalho, o ideal seria uma câmera digital, a qual eu não tenho condições de arcar no momento, pois estou desempregado.
Em mais um ano, várias entrevistas foram feitas, fotos e objetos me foram cedidos (ou doados). Em dezembro (2018) pude expor todos eles durante a 2ª Exposição da Memória Quincuncaense. No mês de novembro (2018) também realizei a 1ª Expomorte Quincuncá, que reuniu várias lembranças de falecimento de entes queridos já falecidos.
Para além desse propósito, o Blog de Quincuncá-CE, tornou-se um lugar de reencontros, em 2018, registrei alguns: Queire Regina, (neta de Delo e Maria), conheceu sua família paterna; Em julho quando aqui esteve, Franci Braga, e sua mãe, Luzia de Zé Bastião, deram aquele forte abraço em Tozinha e em outros, que há anos não tinham notícias. Em agosto, João Dias, filho de Seu Tãozinho e Dona Chiquinha, depois de 58 anos, finalmente conseguiu contato com a família de sua mãe, um deles, Seu Didias.
No início desse ano, iniciei uma pesquisa a partir dos antigos livros eclesiásticos de Assaré-Ce, localidade à qual antigamente pertencia Quincuncá. Entre esses dados estão: batismos, matrimônios e óbitos. Até o momento, esmiuçei e expus as informações correspondentes aos anos 1916 a 1925, pretendo no entanto, avançar a pesquisa nos próximos meses.
Aproveito esta data também, para comunicar que não sei até quando manterei esse trabalho, pois é algo que depende de um conjunto de fatores. Todavia, que se fique registrado, que enquanto puder, continuarei prestando serviços à Serra do Quincuncá, lugar o qual tanto prezo.
Concluo, expressando minha gratidão à todos os que me encorajaram e contribuíram em mais um ano, especialmente aos idosos que sempre me foram receptivos. Agradeço aos 3,785 curtidores da nossa fan page no Facebook (https://www.facebook.com/blogdequincunca/), que diariamente curtem, comentam e compartilham as nossas postagens dando visibilidade a nossa terra. E as 90,378 mil visualizações nesta página na internet (http:// blogdequincunca.blogspot.co m/), o meu muito obrigado a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário