4 de junho de 2019

Sob clima de emoção e esperança, fiéis e religiosos(a) despedem-se do Padre Luismar.


Devido o número de fiéis, a celebração foi presidida no Calçadão, ao lado da Igreja
Foto: Blog de Quincuncá.

  Em clima de emoção, mas também de esperança na vida eterna, famíliares, amigos, paroquianos e irmãos no sacerdócio, se despediram do Padre José Luismar Rodrigues (52 anos), falecido na madrugada desta terça (04), devido uma parada cardiorespiratória. No dia 01 do mês, o sacerdote havia sido hospitalizado no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis de Crato, com problemas pulmonares.
   Conhecido em Quincuncá como "Padre Bitim", José Luismar, foi o segundo homem a ser ordenado padre na comunidade. Descendente do agricultor José Pereira da Silva (Zezim da Teófila) e da professora e também agricultora, Maria Nilza Rodrigues, ambos já falecidos. Ele foi ordenado em 30 de novembro de 2002, pela imposição das mãos do Bispo Dom Fernando Panico, em uma cerimônia que aconteceu na Praça do Romeiro, na Basília Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte-CE, tendo celebrado sua primeira Missa em 01 de dezembro de 2002, na Igreja de São José de Quincuncá. 
  Atualmente, Padre Luismar, estava sob o comando da Paróquia Nossa Senhora das Angústias de Tarrafas-CE, onde foi empossado em 31 de janeiro de 2018. E anteriormente era pároco na Paróquia São Gonçalo do Amarante (Umari-CE), função que desempenhou por um período de quinze anos. 

   Com o comunicado de sua morte, a comunidade de Quincuncá principalmente, encheu-se de pesar. Por diversas vezes, o sino da Capela de São José dobrou-se sinalizando o luto pela perda do seu filho. Era pouco mais de 16:00h quando o corpo do padre chegou a Quincuncá, e logo foi retirado do carro funerário e conduzido pelos padres ao espaço que foi ali preparado no calçadão ao lado da Igreja, para melhor acolher os familiares, religiosos e religiosas.  



    Por volta das 16:40h deu-se início a celebração da Missa, pelo Bispo Dom Gilberto Pastana de Oliveira, que contou com a presença de vários padres da Diocese, dentre os quais: Pe. José Vicente (Vigário geral); Pe. Ivo (tesoureiro da Diocese),  Padre Paulo (Farias Brito), Padre Paulo Evangelista (Assaré); Pe. Paulo Lemos (Santana do Cariri); Pe. César (Nova Olinda),  Pe. Sebastião (Potengi); Pe. Vileci (Araripe); Pe. Raimundo Ribeiro (Aurora), Pe. José Wilton (Campos Sales); Pe. José Fabiano (Quitaiús); Pe. Reginaldo (Baixio); Pe. José Ricardo (Ponta da Serra), Padre Erivano (Grangeiro); Pe. Georgerlanio (Crato); Pe. Luciano e Pe. Francisco (Barbalha); Pe. Leonardo; Frei Barbosa; Pe. Sebastião Monteiro, Pe. Paulo César ambos de Juazeiro do Norte; Monsenhor José Mota (Várzea Alegre) e Monsenhor João Bosco (Crato), dentre outros sacerdotes, seminaristas, diáconos e religiosas e todo o povo em geral. Registrou-se a presença de fiéis de Umari e Tarrafas paróquias as quais Padre Luismar atuou, além da comunidade de Quincuncá, sua terra natal.
   Após a Missa e encomendação, o corpo do Padre Luismar foi levado para a sepultura preparada no interior da Igreja de Sao José. Lá, após um momento de oração, o corpo foi depositado no túmulo, sob muita emoção dos fiéis ali presentes. 

Acompanhe algumas imagens capturadas pelo Blog de Quincuncá:

O túmulo foi providenciado no interior da Igreja, no local onde estava
demarcado o de seu bisavô.

Por volta das 16:20h, o corpo do padre chegou ao distrito de Quincuncá.










Nenhum comentário:

Postar um comentário