12 de agosto de 2019

As três tentativas de emancipação do Quincuncá - Por Guilherme Pereira

Centro do Distrito de Quincuncá, em Farias Brito-CE, com destaque para a Rua Antero Rodrigues e Igreja de São José.
(Foto: Blog de Quincuncá / 06 de agosto de 2019).

   O distrito de Quincuncá, criado sob a força do decreto n° 448, de 20 de dezembro de 1936, passou por inúmeras mudanças ao longo dos anos. Nesse percurso até os dias atuais, houve-se três tentativas de emancipação. A primeira, se deu no final da década de 1950, e foi encabeçada pelo deputado Cincinato Furtado Leite. Nessa época, o fato não tevê exito, em razão de alguns "chefes" do lugar, não concordarem com o feito, dando sumiço até a ata, destinada a colher os nomes dos interessados pela criação do município. Nesse sentido, no lugar de Quincuncá, o distrito de Altaneira, foi quem conquistou a emancipação político-administrativa, em dezembro de 1958.
   A segunda tentativa, ocorreu somente décadas mais tarde, em 1986, onde após uma Missa celebrada pelo Padre José Valdênio "Pe. Arraes", aconteceu uma reunião na Igreja de São José, onde se reuniram políticos e moradores. É ressaltado pelos que estiveram presentes, que essa reunião deixou os nervos à flor da pele, com direito a mordida e tapas. Mais uma vez, por conta do pensamento limitado de algumas pessoas, ditas importantes, o novo município não foi criado. Tarrafas foi quem reconquistou a sua emancipação em 1987.
  Em 1990, Cícero Valdier Pereira "Dier de Emídio", filho natural de Quincuncá, liderou o último movimento que visava a autonomia de sua terra. Na época, realizou-se uma grande manifestação nas ruas, uma luta que não deu certo, mas que teve muita importância para a comunidade.
  Nesse ano (2019) completam-se 29 anos do último movimento pela emancipação. Hoje, são poucos que ainda vislumbram que isso torne-se realidade. Na verdade, o assunto é rememorado com lamentação pelos idosos, afinal segundo eles, estivemos bem perto de alcançar esse anseio, fato que foi impossibilitado pelo egoísmo de alguns.
   De acordo com o projeto de lei complementar 13/2015, Quincuncá não cumpre mais os requisitos para ser emancipado, pois um deles requer uma população de 12.000 mil habitantes. Além do mais, a temática de criação de novos municípios ainda é alvo de polêmicas, pois acarreta maiores gastos por parte do governo.

   A pergunta que fica é a seguinte: Até quando o egoísmo atrapalhará o desenvolvimento desta terra?

12 de agosto: 04 anos e 04 meses da criação do Blog de Quincuncá-CE

Um comentário:

  1. -
    LAMENTÁVEL FALECIMENTO de Cícero Valdier Pereira, de 55 anos

    SERVIDOR PUBLICO NATURAL DE FARIAS BRITO FOI MORTO NO TOCANTINS
    by blog do gesso on 14:05

    O servidor público da Universidade Federal do Tocantins, Cícero Valdier Pereira, de 55 anos, foi encontrado morto na madrugada desta terça-feira (18), na zona rural do município de Miranorte, região central do estado, onde ele tinha uma propriedade rural.
    Segundo informações apuradas, o carro dele foi encontrado abandonado próximo à BR-153, já perto do município de Rio dos Bois. A Polícia Civil investiga o caso.
    Cícero Pereira era técnico em Assuntos Educacionais lotado no Setor de Assistência Estudantil do Câmpus de Miracema. A Direção da UFT e a Prefeitura de Miracema decretaram luto oficial. Pereira era casado e deixa duas filhas.
    O velório deve começar as 14h, na rua Domingos Pereira Matos, nº 41, em Miracema, e o enterro está previsto para acontecer ainda nesta terça-feira (18).
    -
    http://blogdogeso.blogspot.com/2020/08/servidor-publico-natural-de-farias.html
    -

    ResponderExcluir