Antônio Tomaz, em registro feito pelo Blog de Quincuncá, em 22 de junho de 2017. |
"É com imensa tristeza,
Que venho aqui noticiar,
A morte de Antônio Tomaz
Da Serra do Quincuncá
Foi poeta e também violeiro
Viveu quase 84 janeiro
E agora vai repousar"
É com este versinho improvisado, que comunico o falecimento de Antônio Mendes Maciel, ocorrido na noite de ontem (28). Nascido em 15 de dezembro de 1935, tendo assim 83 anos completos, era filho de Miguel Tomaz da Silva e Júlia Maria da Conceição.
Por volta de 1955, aos 20 anos, ele começou a escrever poemas e tocar viola, e já na década de 1960 até o início dos anos 2000, se apresentava em diversas ocasiões, como: renovações, casamentos e festas, em várias localidades do município, região e até mesmo em outros estados como Maranhão e Piauí.
Por cerca de 40 anos, Antônio Tomaz dedicou sua vida à poesia, nesse período tocou com violeiros já de saudosa memória, como: Zé Gonçalves, Silvio Grangeiro, dentre outros.
Em 1960, aos 25 anos, casou-se com Altina Deodato Mendes, com quem teve dez filhos, dos quais apenas cinco se criaram: Raimundo (Claúdio), Antônia Ireni, Antônia Marcrene (Nenzinha), Valdemar (falecido) e Demar.
Em 1993, mudou-se do Sítio Areias para o Distrito de Quincuncá, onde em 2001 montou um barzinho, local onde gostava de recitar seus versos, na maioria das vezes improvisados.
Meus sentimentos de pesar a toda a família enlutada!😢
A família convida parentes e amigos, para a celebração em sufrágio de sua alma, à ser realizada hoje (29), às 17:00h na Igreja de Sao José, e logo mais, o sepultamento no Cemitério Pe. Cícero desta comunidade. Desde já, a família agradece a todos que se fizerem presente, à este ato de fé cristã e solidariedade humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário