12 de abril de 2015

Breve histórico da Capela de São José | Quincuncá

Capela de São José em 1950 (Foto cedida por Diva Rodrigues)

     No que tange a capela de São José, segundo fontes orais, boa parte do território de Quincuncá mas exatamente 16 tarefas pertencem a capela de São José e  foi doação do senhor José Rodrigues da Silva (Avô de Silva Antero) com o objetivo de construir a capela de São José e o cemitério. A antiga capela que existia, foi construída por José Rodrigues da Silva e seus 10 filhos(a), o mesmo adquiriu as imagens, sino, dentre outros acessórios inclusive uma  imagem de São José de aproximadamente 40cm que permanece inda hoje na capela e que era conduzida no andor, durante as procissões.
Imagem de São José. Na base atesta que a mesma foi fabricada por "Delin Freres", (França).
      Conservou-se por tradição o fato de o senhor Zé Rodrigues  ser um homem simples mas de muita fé, que saia com um candeeiro para fazer suas orações na capelinha, e quando ele faleceu, seu corpo foi sepultado em frente a antiga capela, onde existia um túmulo em tijolos, mas com a nova construção seu túmulo ficou marcado por uma diferença no piso atual.  
Local túmulo de José Rodrigues da Silva
      Tempos após, percebendo que o templo não estava mais comportando os fiéis a medida que o povoado crescia, no ano de 1951 demoliram a antiga capela  e   transportaram o cruzeiro colocando  na entrada de Quincuncá (Em sentido Sítio Tabuleiro e Fazenda)
Cruzeiro, localizado na Praça Jesus Alderico Costa
    E logo em seguida iniciaram a nova construção que só fora terminada em 1962 sob a coordenação do vigário da época o reverendíssimo Pe. Orlado de Tavares, sendo assim 11 anos para a sua conclusão, o prédio  já passou por várias reformas, a mais notável foi a demolição do altar, que contam os mais idosos que era muito bonito. 


Capela de São José Atual (Atual) - Foto cedida por Dilvany Silva
      No final do século XIX  e início do século XX Pe. Cícero esteve na localidade a convite de moradores onde procedeu a benção do terreno da capela de São José e do cemitério. Na época o local escolhido pelo "padim" para o cemitério foi alvo de comentários pois fica em meio a grande rochas, contam que um certo homem havia questionado com o sacerdote a respeito do local escolhido, ele afirmou que "Onde cavasse daria cova" e até hoje nunca cavaram uma sepultura para que não tivesse sucesso, a isso atribui-se a um milagre do Padre Cícero Romão Batista, e várias pessoas de diferentes localidades vem sepultar-se no local

Pedras no cemitério Padre Cícero


Acompanhe algumas imagens e vídeos das festas de São José e filmagens da capela: 


Violeiros e sanfoneiros no encerramento da Festa de São José em 19 de Maço de 1973, ambos é quem tocavam os cantos durante o cortejo da procissão.
FOTO CEDIDA POR O SR. JESUS MILITÃO


Durante a década de 80, as festas de São José, eram dividas em partidos amarelo e verde, nesta fotografia temos o ganhador: partido amarelo, em março de 1984.
FOTO CEDIDA POR DILVANY SILVA

CORTEJO PROCISSÃO 2015




FILMAGEM NA CAPELA DE  SÃO JOSÉ EM 1990.


Referências Bibliográficas:

"História do Quincuncá" de 22 de fevereiro de 2010, realizada pela E.E.F Cosmo Alves Pereira sob coordenação da professora Antônia Dilma Silva.

Fontes orais
Raimunda Timóteo Leite
Pedro Natalício da Silva

Fotos: Diva Rodrigues; Dilvany Silva e do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário