29 de abril de 2015

A Implantação da IAM em Quincuncá


Dom Carlos Forbin Janson, (Foto internet)
    Antes de prosseguir vamos conhecer a obra, a IAM. É uma sigla e significa Infância e Adolescência Missionária, por que as crianças são as protagonistas do trabalho, educam os pequenos no crescimento da fé numa dimensão universal,  foi fundada por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy- França em 19 de maio de 1843, este exemplar bispo sempre se interessou com a situação das crianças principalmente chinesas e teve a inspiração de convocar crianças católicas para se organizarem com o  objetivo de ajudar crianças e adolescentes nas mais tristes situações, por gestos de solidariedade.
    Então Dom Carlos, conversou com Paulina Jericot, ela quando jovem tinha dado início a obra da propagação da fé, ouvindo o plano do bispo apoiou a ideia dele, e expressou o desejo de se alistar sendo a primeira associada para divulgação da obra.
    Dom Carlos, convocou as crianças e propôs  que as mesmas ajudassem outras crianças recitando uma Ave-Maria no dia e doando uma moeda por mês, desse modo surgiu a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionaria, Embora tenha nascido para socorrer as crianças chinesas abriu seus horizontes para o mundo inteiro, o resgate ao batismo,o sustento e a educação dos jovens que não conhecem a Jesus, foram sempre os objetivos desta obra, prestar socorro materiais, morais, intelectuais e religiosos a todos.
    Infelizmente esgotado de suas atividades, sua saúde não resistiu vindo a falecer no dia 11 de Julho de 1844 nesta época obra estava difundida em 65 Países. Hoje a IAM está presente em todos os continentes e em mais de 130 Países.
    Em 1922 o Papa Pio XI a declarou Pontifícia ou seja pertence ao papa e portanto de toda a igreja. Os encontros iniciam-se com a saudação "De todas as criança do mundo...sempre amigos!!


Fundação Quincuncá..


    Com o falecimento do Pe. José Coringa e a nova administração da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição pelo Pe. Adalmiran Silva de Vasconcelos, percebendo a necessidade de uma evangelização, convidou o jovem Francisco Guilherme para coordenar o grupo em maio/2012, e convidou também Vanessa Pereira Silva para ser assessora do grupo, ambos os dois aceitando o convite, fizeram uma reunião para melhor conhecimento da obra e logo em seguida realizaram a divulgação na comunidade.
     No dia 09 de Junho de 2012, implanta-se a IAM - Infância e Adolescência Missionária no referido distrito, neste encontro conheceram compromissos  e finalidades, da obra, todos aptos a "evangelizar com o seu próprio exemplo de vida" inicialmente escolheram o nome do grupo para : "Criança feliz, Jesus também" mas por motivos maiores foi mudado para "Crianças semeando o Cristo" em setembro de 2012.

1º  Grupo Iam Quincuncá-CE (Missa dos grupos na paróquia)



Coordenador Guilherme e Assessora Vanessa.
     Vários movimentos são realizados pelas crianças, juntas aprenderam a servir aos irmãos, baseado no exemplo de Jesus Cristo. Depois de 02 anos e 07 meses de trabalho o coordenador Francisco Guilherme deixou o cargo por motivos maiores e confiabilizou aos participantes Cleila Henrique e Edcarlos Hércules sob a assessoria de Vanessa Pereira Silva, dando continuidade ao trabalho evangelizador.

Novos coordenados do grupo Iam Quincuncá (a esquerda Edcarlos, a direita Cleila)
   Os encontros acontecem uma vez por semana, as crianças cantam, brincam, realizam trabalhos em equipe, faz leitura Bíblica e reflexão e gestos de solidariedade como visita os idosos, sendo que a primeira dela foi realizada em Novembro de 2012 na residência de Dona Eulina. (Dona Lina).


Visita Missionária
    É um trabalho que redireciona as crianças, jovens a trabalhar em unidade com o próximo, aqui "Criança evangeliza Criança". 


Para mais informações acesse: https://www.facebook.com/Grupo.Iam.Quincunca?ref=hl

Acompanhe o vídeo:







 Referências bibliográficas:
http://garotada-diretrizes.blogspot.com.br/2009/01/o-que-infncia-e-adolescncia-missionria.html acesso em 29 de Abril de 2015

Vídeo, foto do autor - Facebook Iam Quincuncá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário