28 de novembro de 2019

Biografia de Ulisses Ferreira Lima - Por Guilherme Pereira

Ulisses, em foto cedida pela filha  Auxiliadora. 
        Ulisses Ferreira Lima, (Ulisses Branco), nasceu no Sítio Cajueiro, distrito de Cariutaba, em  Farias Brito-CE, em 10 de abril de 1919, filho de Antônio Ferreira Filho e Júlia Fernandes da Sillva.
Muito jovem, Ulisses veio junto com o irmão José Ferreira Lima (Zé Branco), para a Serra do Quincuncá, à mando do pai Antônio Branco, no propósito de colocar um comércio de compras e vendas de vários tipos de mercadorias. A princípio, os irmãos residiam no Sítio Ribeirinha, posteriormente vindo a estabelecer morada em Barreiro do Jorge.
Em 11 de julho de 1942, casou-se com Maria Irene Moreira (filha de José Moreira e Silva & Francisca Pereira da Silva), tendo cinco filhos: Marlene, Mailon, Francisco, Marleide e Auxiliadora. 
Ulisses sempre trabalhou na agricultura para o sustento da família, atuando por décadas ainda como comerciante. Nas eleições municipais de 07 de outubro de 1962, foi eleito vereador com 181 votos, pelo partido PSD, assumindo a legislatura de 1963 a 1967. Nesse período, colaborou no desenvolvimento da Vila Barreiro do Jorge e adjacências, não negando ajuda aos mais necessitados, apesar de que na época, o cargo não era remunerado, fato que só se tornou vigente com a lei complementar n° 25, de 02 de julho de 1975. 
Temente a Deus, contribuía nas festas da padroeira, Nossa Senhora do Carmo, organizando os leilões, além de hospedar os padres em sua própria casa.
Ficando doente de Alzheimer, em 2000, passou a residir em Crato, sob o cuidado de suas filhas. Faleceu mais tarde, em 26 de março de 2004, sendo sepultado no Cemitério do Barreiro do Jorge, deixando saudades aos familiares e amigos. 

FONTES:  
*Depoimento de Antônia Marleide Ferreira  - (30/04/2017);
*Website TRE-CE. Disponível em: <http://www.tre-ce.jus.br/eleicao/resultados>Acesso em 27 de novembro de 2019;
*Portal da legislação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp25.htm>Acesso em 27 de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário