20 de novembro de 2019

Homenagem a Maria Ismênia Moreira, moradora do Barreiro do Jorge

Ismênia Moreira, desempenhou vários ofícios em sua
comunidade, (Foto: Blog de Quincuncá - 06/11/19).
   Nascida em Barreiro do Jorge - Serra do Quincuncá, em 13 de março de 1934, tendo assim 85 anos. Ela é uma dos nove filhos do casal José Moreira e Silva (Nenzinho) & Francisca Pereira da Silva (Dona Chiquinha).Filha de agricultores, desde jovem, trabalhou no roçado e nas atividades domésticas. Em sua terra natal, cursou até a 5ª série, com a professora Telina Jorge de Castro. 
   Casou-se com Antônio Costa Neto (filho de Tonheiro da Lagoa Seca), tendo três filhos: José (In Memoriam), Toninho (residente em São Paulo) e Ana Rosa (moradora em Crato). Nesse período, residiu na Vila Lagoa Seca na mesma Serra, e ainda no Paraná.
   Mais tarde, retornando ao Barreiro do Jorge, foi proprietária de pensão, onde servia comidas e tira-gostos, sobretudo durante o novenário à Padroeira, Nossa Senhora do Carmo. 
  Nessa época, ministrava aulas à noite na Casa paroquial, além de colaborar nas atividades da Igreja, sendo ela uma das cantoras. 
   Dona Ismênia, foi ainda a primeira pessoa da Vila a adquirir um aparelho de TV, nesse tempo, juntavam-se muitos na calçada de sua casa, para assistir aos programas. 
  Através dessa postagem, que trata passagens de sua vida, presto-lhe síngela homenagem. Muita saúde, Ismênia! Em nome da comunidade, agradeço-lhe os trabalhos prestados pelo engradecimento da terra. 

*Informações relatadas por ela, quanto de minha visita, na data de 06 de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário