13 de novembro de 2019

Comunidade do Tabuleiro inicia construção da nova Capela dedicada à São Francisco

Pela manhã, foi iniciado o cavamento dos alicerces, (Foto: Blog de Quincuncá).
    Na manhã desta quarta, 13 de novembro de 2019, a comunidade do Tabuleiro na Serra do Quincuncá,  em Farias Brito-CE, iniciou o cavamento dos alicerces da nova Capela dedicada à São Francisco de Assis.
   
No dia 06, a máquina da Prefeitura demoliu a Capelinha e parte da outra em construção.
    No dia 06 de novembro, a Capelinha velha (cuja construção foi iniciada em 1955, como pagamento de uma promessa feita por Plácido Alves Costa Dias), e parte da que estava em construção (iniciada em setembro de 2015), foram demolidas. A decisão foi tomada pelos fiéis junto com o vigário do município, Padre Paulo Pereira, considerando que a atual Capela não estava acomodando o número de fiéis presentes nas celebrações, além do alto custo orçado para conclusão da nova, um deles a cobertura, avaliada em mais de R$ 30.000 mil reais, (trinta mil reais). Daí surgiu a necessidade da edificação de um novo espaço para as orações da comunidade.

Planta da "antiga" Capela em construção. 


A capela nova contava com boa parte das paredes revestidas.


   O antigo projeto, em formato circular, aproveitando o terreno acidentado atrás da Capela em funcionamento, foi visto a princípio com bons olhos por moradores. Alguns no entanto, questionam que a comunidade por não ser tão numerosa, não necessitava de um templo com essas proporções.
   Em 2019, com a visita de um técnico que fez uma avaliação, foi alegado que a estrutura não suportaria o peso do telhado, a não ser que fossem construídas vigas para reforçar as paredes. 
     Diante então, do recurso de cerca de R$60,000 (sessenta mil reais), já gastos nessa empreitada, e do orçamento feito para sua conclusão, a comunidade então decidiu junto com o atual pároco iniciar uma nova edificação. 
    Para isso, a Capela velha teve de ser demolida e parte da nova também. Com o restantes das paredes desta última, será construído um muro de arrimo, visando um espaço para a realização das festas religiosas.
   É válido ressaltar que os familiares de Plácido Alves (propagador da devoção à São Francisco), não manifestaram resistência quanto do demolimento da referida Capela. O Sr. José Plácido, vulgo "Zé de Plácido" (76 anos) , ao ser indagado sobre isto, considerou:
 "Aquilo ali, a gente sente um pouquinho assim, porque foi uma coisa que meu pai fez, foi uma promessa, e foi uma promessa muito valida que, a gente ver que dentro de seis meses, ele cobrou a miora dele puder caminhar né, daí fez essa Capelinha. Se ela não fosse tão no beiço da estrada, eu num ia aceitar tirar ela daqui não num sabe, mas de qualquer maneira ficou muito em cima da estrada, e o povo também que tão trabalhando tem aquela vontade de ver uma Capelinha bem ajeitada né, e o que tem que fazer é seguir. (..) De melhor acolher, de fazer a vontade do povo, pra ver se a coisa melhora, porque eu só aqui também não posso resolver nada né, quem tá resolvendo é o povo. Vai ser assim, do jeito que o povo querem! Agora eu só nunca quis foi que tirasse ela daqui, porque começaram essa Igreja aqui (aponta para Igreja nova), queria levar pra outro canto. Eu digo pra outro canto, essa daqui tem que ficar aqui mesmo, porque aqui é uma promessa, aqui é um patrimônio, isso aqui foi feito, meu pai fez um documento com o Bispo no Crato, foi lá tirou a licença, trouxe o documento. Então num pode sair daqui não. Agora, pode tirar ela aqui, mudar de canto pra outro aqui, mas no mesmo local, isso é o patrimônio dela, de qualquer maneira né, qualquer lado que tirar aqui é o lado dela". 
      O novo projeto, elaborado pela sobrinha do Padre Paulo, a arquiteta Karine Maiara, (CAU230891-6), terá 07 metros de largura por 18 de comprimento. Além do presbitério e assembléia, a nova construção contará ainda com sacristia e banheiros, desde modo, proporcionando um melhor acolhimento aos fiéis.

Confira a nova planta do templo, à ser construído no local: 



_________________________________________________________________________________

Para que se registre para a posteridade, publico adiante fotos da antiga Capelinha de São Francisco de Assis: 

Capelinha antiga de São Francisco, (Foto: Blog de Quincuncá).
Altar de São Francisco, com destaque para a imagem
do padroeiro, retirada para Procissão de 2019. 
Vista da parte externa da Igreja, (Foto: Blog de Quincuncá) 
Interior da Igreja (Já sem as imagens e a mesa do altar).

Grupo de fiéis em frente a antiga Capela. Tal foto, foi uma idéia do Blog de
Quincuncá, como forma de eternizar a lembrança do primitivo templo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário